top of page

Título 1

Título 1

theoo.jpg

Sobre nós

Nos somos alunos do colégio Loyola em Belo Horizonte e nesse blog iremos falar sobre invasão de terras indígenas e como os indígenas estão sofrendo com isso.

         Funai registra invasão a terras    

             indígenas no Maranhão

 

Fazendeiros e posseiros têm entrado na terra indígena dos índios Awa Guajá da região do São João do Caru, a 245 km de São Luís, para derrubar árvores e colocar gado para pastar na região. As informações são da Frente de Proteção Étnico-Ambiental Awa, da Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

De acordo com o coordenador da Frente de Proteção, Bruno de Lima, fazendeiros que ocupavam as terras ilegalmente haviam sido retirados das terras dos índios em 2014 após uma decisão judicial. Mas, desde 2015, fazem incursões, sem se estabelecer no local.

 

Ao determinar a saída dos fazendeiros em 2014, a Justiça estabeleceu que eles deveriam ser assentados pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na região da cidade de Parnarama, no leste do Maranhão.

 

Ao determinar a saída dos fazendeiros em 2014, a Justiça estabeleceu que eles deveriam ser assentados pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na região da cidade de Parnarama, no leste do Maranhão.

 

          Governo planeja liberar mineração       em terras indígenas, diz ministro

 

 

A notícia relata a posição do governo que estuda a possibilidade de conceder autorização aos investidores e mineradores brasileiros e estrangeiros para pratica da atividade de mineração em terras indígenas.

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que as áreas indígenas não estão se desenvolvendo e também se tornaram focos de conflitos e atividades ilegais. Por isso, ele afirma que irá avaliar a possibilidade de ampliar as áreas de mineração em terras indígenas, mas o assunto será tratado com todos os envolvidos.

O governo também pensa em flexibilizar a pesquisa e exploração  na área  nuclear, já que elas ocorrem apenas em indústrias nucleares. Essa flexibilização , segundo o Ministro, irá abrir caminho para que o investimento privado desenvolva o setor.

trabalho do rorodrigo.jpg

Com certeza de impunidade, grileiros intensificam invasão na Terra Indígena Uru- Eu-Wau-Wau

 

Sistema de monitoramento do ISA detectou 42 polígonos de desmatamento na TI Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, entre setembro e outubro de 2018

Na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, o desmatamento avança, colocando em risco o modo de vida de três povos indígenas

 

Uma análise do Instituto Socioambiental (ISA) identificou, apenas entre setembro e outubro, um total de 42 polígonos de desmatamento, representando 692,34 hectares de corte raso de floresta.

 

A presença de povos em isolamento voluntário na área - com pouco ou nenhum contato com outros povos indígenas e não indígenas - é uma preocupação adicional.Esses grupos se encontram nas partes mais centrais da TI, distantes dos principais focos de invasão ao norte da terra.

Já os grupos contatados têm sofrido com as invasões. A TI abriga, além do povo Jupau (Uru-Eu-Wau-Wau), os Amondawa falantes de línguas kagwahiva, da família Tupi-guarani, e os Oro Win, da família linguística Txapakura.

trabalho do rorodrigo 2.jpg

                                                Invasão dos Territorios Indigenas

 

   No Pará grileiros e madeireiros abrem estrada ilegal em terra indígena no Xingu foi detectada a abertura de uma estrada ilegal em uma terra de um povo indígena chamado Ituana / Itatá . Esta estrada segue na direção do território indígena       Koatinemo do povo Assurini e foi aberta no meio de uma floresta para uso de madeiros e grileiros.Os territórios são áreas exclusivas dos indígenas da região a passagem de “não-índigenas” é proibida por lei .

 

Os procuradores da República da Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais pediram a “tomada de medidas urgentes de proteção a comunidades indígenas que se encontram com graves riscos” .

graficos da pesquisa 

grafico1.png

Analise critica 

O nosso tema e “invasão de terras indígenas”. Todos nos criadores do blog concordamos que as terras indígenas tem que ser preservadas.Esse local e o unico ambiente em que os indigenas possuem liberdade ja que sao muito desrespeitados pelo resto da populacao, deviam receber mais atenção do governo, e terem a mesma proteção ou ate melhor do que a que nos moradores da cidade temos, já que se trata de um povo que estava no Brasil antes mesmo de sua “descoberta”.

Rodrigo Costa 25

Theo Oliveira 27      Turma E

Felipe Cruvinel7

Caio Diniz5

bottom of page